por Dra. Cláudia Flach – CRM|RS 32429 | Jun 20, 2022 | Bem-estar e qualidade de vida
Cada pessoa tem a sua família de origem, suas experiências, valores e vivências, assim como um perfil genético único. Ao longo da vida vamos criando nossos hábitos e estilo de vida que vai determinando o funcionamento do nosso organismo como um todo.
O meio onde estamos inseridos, seja ele familiar, profissional ou cultural também condiciona nosso corpo a exposição ou não à determinados fatores desencadeadores de algumas doenças.
“A doença e o processo de adoecer são únicos em cada pessoa, por isso é importante um tratamento individualizado com abordagem holística e integrada do indivíduo.”
Dra. Cláudia Flach
Hoje sabemos e valorizamos o sistema imunológico e gastrointestinal como principais responsáveis por manter nosso corpo em harmonia e saudável. Visto que o sistema digestório é o responsável pela absorção ou não de nutrientes bem como absorção dos antinutrientes (nossas trocas metabólicas), o que acaba desencadeando os desequilíbrios no organismo todo, causando manifestações a nível sistêmico.
Na medicina funcional o conceito de doença é visto de outra maneira: é a oportunidade de mudar e fazer nosso corpo se reequilibrar. Nosso corpo é tão perfeito que nos sinaliza sempre que algo está ruim. Nós precisamos estar atentos a estes sinais pois essa é a hora da mudança, a chance de restaurar nossa saúde, antes mesmo da doença ‘ter um nome’.
Para isso é levado em consideração o equilíbrio de 7 funções biológicas:
- Imunidade;
- Digestão, absorção e integridade da barreira intestinal;
- Hemodinâmica e metabolismo;
- Processo inflamatório;
- Destoxificação;
- Regulação hormonal;
- Equilíbrio psicológico e emocional.
Através de todas estas avaliações, bem como genética, sintomas e doenças prévias, hábitos e estilo de vida, é que torna possível elaborar uma estratégia de diagnóstico funcional para tratamento personalizado e multidisciplinar, buscando a restauração da saúde.
Assim, a Medicina Funcional é fortemente centrada na pessoa, com foco em recuperação da saúde, com múltiplos recursos interdisciplinares para alcançar ao máximo esse objetivo.
“Todos iremos envelhecer, mas a maneira como esse processo ocorrerá, mantendo a saúde, disposição, autonomia e qualidade de vida é que irá fazer toda a diferença!”
Texto por Dra. Cláudia Flach – CRM|RS 32429