por Cláudia Flach | Nov 01, 2024 | Sono de Qualidade
A qualidade do sono está entre um dos principais pilares para a saúde do nosso corpo. Demorar para pegar no sono, acordar ao longo da noite e não dormir mais, sentir-se cansado ao acordar, podem ser sinais de que a qualidade do seu sono está ruim.
Estudos já concluiram que a qualidade do sono é o fator capaz de modificar e garantir boa saúde mental e bem-estar de jovens adultos, por exemplo. Estresse, ansiedade e a alimentação aparecem como potenciais influenciadores na qualidade do sono. Dormir bem é essencial para manter nossa imunidade, restaurar energia e consolidar nossa memória. Com isso reduzir o risco de doenças neurodegeneratrivas, cardiovasculares e obesidade.
Mas afinal qual a quantidade ideal de horas de sono? Os adultos precisam de 7 a 8 horas de sono, sempre com uma boa qualidade (ou seja, baixa latência do sono, baixo número de despertares, baixa vigília após o início do sono e boa eficiência do sono).
Estudos epidemiológicos demonstram que mais de 60% da população apresenta algum sintoma de insônia. De forma crônica ou pontual e de intensidade leve à grave, as repercussões da falta de sono no nosso dia a dia são de extrema relevância. Após uma noite mal dormida, o rendimento do dia seguinte pode ficar bastante comprometido.
Dentre os alimentos que favorecem o aparecimento da insônia, podemos destacar: uso em excesso de bebidas alcoólicas, cafeína, guaraná, chá verde, chá preto, chá mate, alimentação gordurosa próxima ao horário de dormir. Além de fatores como ansiedade e estresse. Assim também temos os alimentos que auxiliam a boa qualidade de sono, como: chá de erva-doce, camomila, melissa, capim limão e capim cidreira, semente de girassol, cogumelos,
alface, banana e maçã.
Inúmeras pesquisas relacionam a ingestão alimentar e a quaidade do sono. Sendo assim, esteja atento a um consumo adequado de carboidratos, alimentos contendo triptofano, melatonina e fitonutrientes, que são promissores para um sono reparador.
Agora que você já sabe como melhorar a qualidade do sono e evitar a temida insônia, já pode começar a colocar em prática as nossas dicas!